Fios? A tinta revolucionária que conduz energia elétrica!


Fios, ainda mais quando se tornam um emaranhado é terror para muita gente. No entanto, diversas tecnologias vêm surgindo com a finalidade de substituí-los e de forma bastante eficiente. A  invenção da vez neste nicho é uma tinta especial a qual conduz eletricidade sem a necessidade dos cabos.


A empresa desenvolvedora da é formada por quatro estudantes do Reino Unido: Isabel Lizardi, Matt Johnson, Bibi Nelson e Becky Pilditch. De acordo com eles, a nova tinta promete ser uma revolução nos ambientes internos das casas e escritórios. A tinta é produzida a partir de carbono, um excelente condutor elétrico.

Criatividade e originalidade

O legal é que as pessoas poderão trabalhar o uso da tinta, a qual possui consistência parecida com a do mel, de acordo com sua criatividade e originalidade. A criação permite que o usuário desenhe na parede uma espécie de “fiação elétrica” para a lâmpada sem necessidade de interruptor ou fios de verdade. A tinta funciona como uma fiação líquida. E pode, ainda, ser aplicada em qualquer superfície, incluindo papel, plástico, metal ou tecido.

Dessa forma, é possível unir a engenharia tecnológica e a arte. O objetivo é eliminar – ou ao menos diminuir – a quantidade de fios em diferentes ambientes.

Como funciona?

O carbono grafite é um bom condutor de energia porque os átomos do composto químico estão dispostos em anéis hexagonais e em planos, de maneira que forças de atração levam a deslizamentos e deslocamentos entre estes planos formados. É originada uma nuvem eletrônica, por onde os elétrons circulam livremente, ocasionando a transferência elétrica e, portanto, a condução.

O grafite difere totalmente do diamante, que é também formado de carbono, mas não conduz energia devido à estrutura diferente de seus átomos. Ao invés de anéis hexagonais, o diamante é constituído por tetraedros, que dificultam a circulação dos elétrons.

Veja o vídeo de divulgação do produto:
https://youtu.be/4HdRGaZ0bIQ


Texto readaptado
Fonte: 44arquitetura.com.br