Verão: como proteger os móveis do sol e maresia?


O verão no Brasil está a todo vapor. Altas temperaturas, calor, praia... Justamente por esses fatores, a temporada exige cuidados não só com a pele, mas também com os móveis que precisam estar protegidos da intensa insolação e maresia. O excesso desses efeitos da natureza pode acabar deteriorando-os e deixando-os sem brilho. É que ao ser levada pelos ventos, a maresia traz consigo o cloreto e o sulfato, que interagem com os materiais da casa em um processo de corrosão.


Para que isso não aconteça é preciso tomar alguns cuidados simples, que são essenciais. Dani Cunha, gerente da Bontempo, elencou três dicas preciosas para preservá-los. 

A primeira é que é importante deixar o ar circular no espaço e utilizar cortinas blecaute. Além de bloquear a luz, elas ajudam a impedir a entrada da maresia na casa e diminuem a quantidade de poeira nos móveis, afirma. A manutenção deve ser feita com a aplicação de verniz pelo menos uma vez por ano. Para evitar problemas, o ideal é aplicar impregnantes que criam uma película de proteção.

Outro cuidado importante é proteger as portas aplicando uma camada de silicone ou verniz de poliuretano. Além disso, para combater o mofo que aparece por conta da umidade, é só ferver água com vinagre branco e passar nas gavetas e armários com o auxílio de um pano limpo. Também é importante cobrir os móveis com uma capa para que eles não fiquem expostos à umidade e maresia enquanto não estão sendo utilizados durante o restante do ano, sugere Dani Cunha.

Na hora de comprar ou planejar os móveis o ideal é apostar nas opções de madeira teca, ipê, maçaranduba ou pinho-de-riga, que são mais resistentes. Geralmente esse móveis de varanda são mais caros, então não podemos marcar bobeira, né?


Texto reproduzido
Fonte: construindominhacasaclean.com